Semana da Cruz Vermelha partilha com os vimaranenses projectos de intervenção social

Começou esta quarta-feira a Semana da Cruz Vermelha, com a delegação de Guimarães a promover um conjunto de iniciativas em parceria com a Associação Vimaranense de Hotelaria. O programa estende-se até ao próximo dia 17, com apresentação de projectos de voluntariado e acções em que está envolvida a Cruz Vermelha no Concelho.

Em conferência de imprensa, realizada esta manhã no Largo da Oliveira, em representação da Delegação de Guimarães, Manuel Barbosa justificou a dimensão simbólica do dia 8 de Maio, Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a maior rede humanitária do mundo.

Em Guimarães, há 30 projectos de intervenção junto da comunidade, num movimento que cresceu significativamente com a pandemia em que surgiram novos desafios para satisfazer as necessidades da comunidade. "A delegação de Guimarães tem muitos projectos, uns são conhecidos de toda a população, como o voluntariado hospitalar, mas outros são mais recentes como o voluntariado associado à inclusão digital. Desde 2018, a nossa atividade cresceu de forma 'assustadora' mas não nos assustou porque o nosso objetivo é continuar ao serviço da comunidade", referiu, dando o exemplo do Centro de Acolhimento e Emergência Social criado por ocasião da pandemia, continuando a funcionar atualmente com a presença de 15 cidadãos sem-abrigo que estão envolvidos em acções de inclusão e reintegração social. "Prestamos apoio 24 horas por dia, 365 dias por ano", frisou, ao adiantar que o projecto deverá conhecer brevemente uma evolução no processo de criação de instalações definitivas.

A Semana da Cruz Vermelha conta com o envolvimento da Associação Vimaranense de Hotelaria. O presidente da Direcção José Diogo Silva diz que faz parte da matriza da instituição a parceria com projectos sociais, numa missão que visa "incentivar os associados a colaborar cada vez mais com este tipo de instituições que só conseguem fazer o trabalho meritório ao apoio diário e anual de muitos empresários".

A Semana da Cruz Vermelha começou esta quarta-feira, com um programa de acções que se estende até ao próximo dia 17, estando prevista a apresentação dos diversos projectos da Cruz Vermelha.

Amanhã, pelas 10h30, realiza-se a apresentação do serviço de transportes, na Praça de São Tiago e na sexta-feira será apresentado o "Portas Abertas".

Na próxima semana, serão apresentados projectos da juventude (dia13), de voluntariado (dia 14), inaugurada a exposição "Criar para Falar" (dia 15), no Largo da Oliveira, e o desfile do projecto Bisar (dia 16), na sede da AVH, no Centro de Negócios e Inovação.

Marcações: Semana da Cruz Vermelha

Imprimir Email