Programação dos Banhos Velhos: Capitão Fausto regressa às Taipas

Foi apresentada publicamente a programação dos Banhos Velhos para esta ano de 2024.

Presente na sessão, o Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva destacou o "trabalho desenvolvido nos últimos anos nos Banhos Velhos", onde o Município é parceiro através do programa ExcentriCidade que volta a apoiar o cartaz da Taipas Termal.
Do ponto de vista turístico, é percetível a importância e o contributo da Taipas Termal em "criar condições que incentivem os nossos visitantes estender a sua estadia" e descobrir o que um território como Guimarães tem para partilhar.

Para José Manuel Gomes, programador dos Banhos Velhos, existe hoje "uma perspectiva maior" do evento, fruto da evolução de 4 mil pessoas por ano para as 20 mil, e de "15 pessoas nas sessões de cinema para 200". Face a estes dados, o programador defende que os eventos "passaram a ser reconhecidos pelos habitantes das Taipas, que agora comparecem em massa". Esta será, afirma José Gomes, "uma temporada cultural com atividades para todos os públicos, naquele que é um local com uma mística muito própria".
Para esta 13ª edição, Capitão Fausto, Best Youth, Moullinex, Conjunto Corona, Zen e Máquina são os destaques na programação que decorre de maio a setembro, nas Caldas das Taipas, Guimarães.
Enquanto ciclo de programação cultural promovido pela Cooperativa Taipas Termal, a missão dos Banhos Velhos continua a ser a mesma: “descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre".

Para além dos concertos, também estão previstos cinema, tertúlias, palestras, teatro, ‘ateliers’ infantis, visitas guiadas e serviço educativo, “contando com mais de duas dezenas de iniciativas, para todas as idades, e com entrada livre”.
O espaço Banhos Velhos já se tornou uma "marca identitária e histórica na vila das Caldas das Taipas, desde 1753”, que, após a sua restauração em 2010, se tornou num espaço de cultura e lazer, onde a "história se funde com a cultura e o património".


Marcações: Banhos Velhos, programaçao

Imprimir Email