EB 2,3 Abel Salazar conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Química Júnior

A Escola EB 2,3 Abel Salazar conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Química Júnior.

A equipa daquela escola vimaranense de Ronfe foi constituída pelos alunos Luísa Lobo, Margarida Machado e Pedro Sousa que se fizeram acompanhar pela professora Felícia Lemos.
A prova realizou-se na Escola de Ciências da Universidade do Minho com a participação de alunos de 30 escolas dos distritos de Braga e Porto, sendo que os melhores podem apurar-se para as Olimpíadas de Ciência da União Europeia.
As provas teórica e prática desta eliminatória foram organizadas pelo Departamento de Química da ECUM e pela Sociedade Portuguesa de Química.
A medalha de prata coube à EB1/JI de Silvares, Fafe e a medalha de bronze foi entregue à EBS Santos Simões, de Guimarães, com os alunos Leonor Gonçalves, Mafalda Branco e Manuel Ramos, apoiados pela professora Helena Maria Gomes Matos.
As três equipas participam a 18 de Maio na final nacional, em Lisboa onde serão apurados os representantes de Portugal para as Olimpíadas de Ciência da União Europeia, em data a anunciar.

Além de aproximar as escolas básicas e as universidades, as Olimpíadas de Química Júnior pretendem “dinamizar o estudo e o ensino da Química, despertar o interesse por esta ciência e cativar vocações para carreiras científico - tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos.


Marcações: olimpíadas, Química Júnior

Imprimir Email