Álvaro Pacheco: "Podemos voltar a ganhar no Dragão e chegar à final da Taça"


O treinador do Vitória, Álvaro Pacheco, esteve na sala de imprensa da Academia no final da manhã desta terça-feira para abordar a partida com o FC Porto, das meias-finais da Taça de Portugal, que terá lugar esta quarta-feira, pelas 20h15, no Estádio do Dragão.


"Gostava de começar a deixar uma nota, um abraço muito forte para o Rui Duarte pelo momento que está a passar. Quero deixar também um forte abraço ao João Mendes, vai regressar mais forte depois da operação".

Que expectativas tem para o segundo jogo da eliminatória em que o Vitória parte com uma desvantagem de um golo?: "Vamos dar início ao segundo jogo. Estamos a perder por 1-0, mas temos a ambição e crença de chegar à final. Temos uma vontade muito grande de nos superar. Para estar na final, temos de ganhar o jogo, esse é o nosso foco".

Esta crise no balneário do FC Porto galvaniza ainda mais a sua equipa?: "Não. Não olhamos muito para isso. Esta competição é diferente, não tenho dúvidas que o FC Porto dá prioridade a esta competição, que quer muito ganhar, porque é muito difícil ganhar o campeonato. Há muitos anos que não vamos à final, temos essa possibilidade. São duas equipas muito motivadas para chegar à final. Temos de nos fazer ao caminho porque estamos a perder. Temos de sair da nossa zona de conforto, temos de ir atrás das nossas pretensões com muita coragem. Temos de demonstrar em campo que queremos estar na final. Temos de ter qualidade de jogo e capacidade de criar mossa".

Este é o quarto duelo entre as duas equipas, o terceiro num espaço curto de tempo. Ainda há espaço para as equipas se surpreenderem?: "Sim. Vai ser um jogo diferente dos outros todos. Há um conhecimento muito grande das duas equipas. Todos os jogos têm tido um cariz diferente. No primeiro jogo destes três houve uma abordagem muito tática das duas equipas, porque o FC Porto quis levar a eliminatória, e muito bem, para a sua casa. No jogo do campeonato, o FC Porto quis conquistar os três, assim como nós, pelo que a abordagem foi diferente. Neste momento, o FC Porto está em vantagem, mas nós queremos muito ir à final por isso temos de ir atrás, temos de ser audazes, temos de ter uma abordagem diferente daquela que tivemos no primeiro jogo da Taça de Portugal. Vai ser um jogo emotivo, muito bem disputado".

O facto de entrar a perder levará o Vitória abordar o jogo de forma diferente?: "A forma de abordarmos o jogo não se vai alterar. Abordamos os jogos todos para os ganhar. Temos de perceber de que forma vamos procurar ganhar. Temos de perceber que sentido o jogo vai ter, que emoções vai ter. Temos de procurar perceber as nuances que vamos abordar para sermos capazes de estar dentro do jogo. Vai ser um jogo fantástico, emotivo, com duas equipas que querem estar na final".

As lesões de João Mendes e Mangas condicionam?: "Estou perfeitamente tranquilo. A vida e o futebol são mesmo isto. Todos os treinadores gostam de ter todos os jogadores disponíveis, mas isso faz parte da vida. Quando algum jogador não pode dar o contributo, temos de ter outros preparados para o fazer. Irá outro jogador entrar no onze com uma vontade muito grande".

Preocupa-o o facto do FC Porto poder apostar em Taremi?: "O meu foco é o Nélson, o Jota e o Kaio. O meu foco é como eles podem chegar ao golo, porque nós temos de marcar golos. O nosso foco é pegar nos jogadores e saber motivá-los, e orientá-los para procurar marcar golos e chegar à final".

Quão importante foi o trunfo recente no campeonato na parte da crença dos jogadores?: "É isso mesmo. Vai ser um jogo diferente porque naquele momento o FC Porto precisava de fazer golos para ganhar o jogo do campeonato. Esse jogo dá-nos a crença, vai ser um jogo disputado entre duas grandes equipas. Nós já o fizemos e podemos voltar a ganhar no Dragão e chegar à final da Taça. As nossa abordagem estratégica vai ter de ser diferente porque temos de ser capazes de os procurar surpreender. O FC Porto vai procurar fechar aqueles espaços que no último jogo fomos capazes de aproveitar. Se não houver esses espaços, temos de procurar provocá-los".

Já sabe o onze que vai lançar nesta partida?: "Já sei qual vai ser o onze, mas não o vou dizer. Eles ainda não sabem quem vai jogar, só no dia de jogo".

Vai manter Varela na baliza?: "Não posso dizer tudo. Tenho de criar surpresa para amanhã".

A ausência de João Mendes tem um peso importante?: "Estava a fazer uma época extraordinária, é um jogador especial, com cariz, com perfume e uma capacidade e inteligência muito grande. Acho que o plantel do Vitória tem jogadores com esse cariz, com essa capacidade, se calhar jogando de forma diferente. O mais importante é o rendimento e esses jogadores são capazes de ajudar a equipa. Gostava muito que o João Mendes, como o Mangas, estivesse disponível. Temos de arranjar soluções".


Marcações: Vitória Sport Clube, Álvaro Pacheco

Imprimir Email