Reabilitação da igreja de Santa Marinha da Costa em "compasso de espera"

Está em compasso de espera o processo de reabilitação da igreja de Santa Marinha da Costa. Na última reunião do Executivo vimaranense, o vereador Ricardo Araújo quis saber qual "o ponto de situação" do projecto. "É uma obra de grande importância, necessária, e que se tem vindo a protelar", afirmou o representante social-democrata.

Na reacção, durante a sessão, o Presidente da Câmara reconheceu que a intervenção é "emergente e urgente". "A obra tem de ser feita rapidamente, devia ser uma requalificação de todo o monumento, mas pelo menos a substituição das coberturas tem de ser acautelada. Em meu entender, a igreja devia estar fechada, porque não oferece as condições totais de segurança", admitiu, lembrando que a responsabilidade da obra não é do Município.

"Num primeiro momento disse que não aceitaria a realização da obra, porque estavamos lembrados da igreja de Serzedelo, em que não temos responsabilidade, andamos três ou quatro anos para fazer uma obra pouco expressiva; tivemos de percorrer o calvário para a aprovação do projecto pelas entidades ligadas à cultura", assinalou Domingos Bragança.
Depois, continuou, o Município disponibilizou-se a assumir a execução da obra. "Mas, alertei que só faríamos a obra com um contrato assinado, com o correspondente do valor financeiro necessário para a execução", indicou.

No final da reunião, o Presidente da Câmara declarou que "estão a ser validadas as condições por parte do Município para a abertura do concurso público para a execução da obra". "O projecto já foi entregue por parte da Direcção Regional de Cultura Norte. Precisamos de validar as condições de concurso, validar o preço e imediatamente fazer o contrato. Se assim for teremos a obra a concurso muito brevemente. Mas, a Câmara não pagará um cêntimo desta obra, terá de ser as Finanças. A responsabilidade da obra é do Governo. Foi sempre o que disse. Espero que possamos brevemente chegar a um acordo e assinar o contrato", frisou Domingos Bragança.

Já o vereador do PSD, Ricardo Araújo, foi peremptório: "o Governo do Partido Socialista deixou mais este assunto por resolver; é um problema já está identificado há vários anos, em que se andou a prometer a reabilitação, o financiamento, que já estava garantido e que era uma questão de lançar o concurso para a execução. E não temos contrato de financiamento, nem o projecto de reabilitação, quanto mais a sua execução!" "O estado em que se encontra a igreja não é aceitável. É uma situação de degradação particularmente preocupante no que diz respeito ao tecto da igreja. Cada dia que passa só agrava o problema da infraestrutura da igreja", lamentou.

 

Marcações: reabilitação, Igreja de Santa Marinha da Costa

Imprimir Email